Pular para o conteúdo principal
Notícia • 22/08/2025

Autoridades de Mairiporã conhecem a Clínica-Escola do Autista de Santos a convite de Paulo Alexandre Barbosa

Subtitulo
Após destinação de R$ 4 milhões do parlamentar, o prefeito Aladim e sua comitiva estiveram em Santos para conhecer os trabalhos do modelo que será implantado na Região Bragantina

Com foco na inclusão e no aprimoramento dos tratamentos para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no estado de São Paulo, o deputado federal Paulo Alexandre Barbosa destinou mais de R$ 4 milhões para que Mairiporã receba a segunda unidade da Clínica-Escola do Autista do Brasil. Para fortalecer esse processo, o parlamentar convidou o prefeito Aladim (PSD), a vereadora Leila Ravazio (PSD) e sua comitiva para conhecerem o equipamento santista, que em quase cinco anos virou referência na área.

 

Na ocasião, o deputado foi representado pelo assessor parlamentar Samuel Sestaro, que cuida da pauta no mandato. “Eu sempre digo: inclusão para todos, autistas, pessoas com deficiência, síndrome de Down. Precisamos levantar essa bandeira e não desistir. Se olharmos para trás, só vemos o capacitismo. Temos que olhar para o futuro, com resultados, e o nosso objetivo é defender esse tema e trazer recursos de Brasília”, destacou Sestaro.

 

O encontro foi marcado por uma rica troca de ideias entre a psicóloga e coordenadora da USC Saúde, Thamyres Silvério, e a comitiva de Mairiporã, que contou também com a presença de diretores de escolas e secretários municipais das áreas de Educação, Saúde, Obras e Desenvolvimento Social. A conversa foi ainda enriquecida com as contribuições da vice-prefeita de Santos e secretária de Educação, Audrey Kleys, e da coordenadora de Políticas para Pessoas com Deficiência da Prefeitura de Santos, Cris Zamari.

 

“Além dos recursos para a Clínica-Escola do Autista, o deputado Paulo Alexandre tem viabilizado diversos equipamentos e investimentos desde sua época como secretário, como a nossa ETEC. Não esquecemos o passado, todas as articulações já realizadas, e agradecemos pelo presente. Estamos maravilhados com o espaço, com sua estrutura e com todos os trabalhos desenvolvidos. Voltamos muito empolgados e ansiosos para colocar nossa unidade em funcionamento”, finalizou o prefeito Aladim.

 

A Clínica-Escola do Autista

 

Pioneira no país e referência nacional, a Clínica-Escola do Autista foi criada quando Paulo Alexandre Barbosa ainda estava à frente do Executivo municipal. Seu funcionamento é conduzido pela Prefeitura de Santos, por meio da Secretaria de Saúde, em gestão compartilhada com a USC Saúde.

 

Os trabalhos acontecem em articulação com as unidades de ensino e os alunos frequentam a unidade no contraturno escolar, algumas vezes por semana, com o objetivo de desenvolver habilidades, promover autonomia e oferecer apoio integral às famílias. Por meio de uma equipe disciplinar, com psicólogos, fonoaudiólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, assistentes sociais, psicopedagogos e outros profissionais, são oferecidas terapias ocupacionais, musicoterapias, integração sensorial, atendimento pedagógico e simulações de atividades de vida diária em uma casa modelo.