Biografia
Paulo Alexandre Barbosa tem 45 anos, mais de 20 deles dedicados à gestão pública. É casado com a advogada Vanessa Barbosa, mãe de seus três filhos: Gabriela, Paulo Filho e Guilherme. Caçula do ex-prefeito de Santos, Paulo Gomes Barbosa, Paulo Alexandre se formou em Direito pela Universidade Metropolitana de Santos e logo ingressou na política.
Com mais de 170 mil votos, foi eleito para o mandato de 2023 - 2027 como Deputado Federal, sendo o candidato mais votado do PSDB. Em 2023 foi eleito Presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN), da Câmara dos Deputados; Presidente da Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência (CCAI), do Congresso Nacional e criou duas Frentes Parlamentares Mistas: Portos e Aeroportos e da Ligação Seca Santos-Guarujá - sendo presidente de ambas.
Agora, na Câmara dos Deputados, luta por temas importantes, com a experiência de quem foi prefeito reeleito, duas vezes deputado estadual e secretário de Estado de três pastas. Municipalista, defende a revisão do pacto federativo, descentralizando os recursos para que as cidades tenham autonomia para prestar serviços com mais qualidade para melhorar a vida das pessoas.
Também tem como prioridades a educação, assistência social, a luta das pessoas com deficiência e a modernização da gestão dos portos, garantindo mais desenvolvimento econômico para o país, gerando emprego, renda e alavancando a nossa economia.
Histórico
Em 2002 assumiu o cargo de diretor de Projetos Especiais da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), órgão ligado à Secretaria Estadual da Educação, onde atuou como secretário-adjunto de 2004 a 2006.
Foi o mais jovem Deputado Estadual eleito no pleito de 2006, conseguindo o maior número de votos na história de São Paulo.
Em 2010, foi reeleito como o segundo parlamentar mais votado. Neste período, Paulo Alexandre também foi Secretário de Estado de Desenvolvimento Social e Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, durante a gestão do Governador Geraldo Alckmin.
Na Educação, implantou e coordenou o maior programa de bolsas de estudo do país, o "Escola da Família", que consistiu na abertura de todas as escolas estaduais aos finais de semana. A iniciativa pioneira teve o reconhecimento da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Organização dos Estados Americanos (OEA).
À frente do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, implantou o programa "Via Rápida Emprego", que oferece capacitação profissional gratuita para os cidadãos em busca de uma oportunidade para ingressar no mercado de trabalho.
Em 2011, como Secretário Estadual de Desenvolvimento Social, foi o responsável por implementar o café da manhã entre as refeições do restaurante Bom Prato em todo Estado.
Nas eleições de 2012 realizou o sonho de ser eleito Prefeito de Santos, no primeiro turno com 57,7% dos votos, votação recorde em municípios com mais de 200 mil eleitores e o maior percentual de votação da história da Cidade. Foi reeleito com 77,4%.
Em seus mandatos como prefeito, Paulo Alexandre Barbosa tirou do papel a Nova Entrada de Santos, um sonho de décadas; implementou o primeiro VLT do Brasil; entregou a Nova Ponta da Praia; mais de 12 novas policlínicas; 7 escolas; 8 Vilas Criativas; Santos recebeu o selo de Cidade Criativa da UNESCO, é a única da América Latina com selo de cinema; implantou o Programa de Participação Direta nos Resultados, com a economia de recursos públicos e a bonificação dos funcionários públicos; realizou o sonho da casa própria de mais 1140 famílias e com o novo Hospital dos Estivadores e o Programa Mãe Santista, atingiu o menor indicador de mortalidade infantil da história de Santos, com 7,2 óbitos por mil nascidos vivos. Todo o trabalho e dedicação da equipe de governo resultaram no recorde de 80,2% de aprovação da gestão.
Em 2021 Paulo Alexandre assumiu como consultor da Comunitas, uma organização da sociedade civil especializada em modelar e implementar parcerias entre os setores público e privado, visando maior impacto do investimento social com foco na melhoria dos serviços públicos. Dentro deste propósito, compartilhou suas ações exitosas na gestão pública em mentorias para prefeitos de todo o Brasil.
No final de 2021, foi convidado a fazer parte do Programa Liderando para o Desenvolvimento, da Escola Nacional de Administração Pública. Esteve em Brasília para ministrar palestras sobre os principais cases de inovação da gestão de Santos para três turmas de novos prefeitos do país, compartilhando com mais de 150 gestores, programas que melhoram a qualidade dos serviços públicos.