“Nossa principal vitória foi conectar os governos”, diz Paulo Alexandre sobre obras do Túnel santos-Guarujá
O deputado federal Paulo Alexandre Barbosa participou da abertura da primeira consulta pública sobre o túnel Santos-Guarujá foi realizada na tarde desta quarta-feira (13), em Brasília. A sessão contou com a participação do Ministro de Portos e Aeroportos Silvio Costa, do Governador de São Paulo Tarcisio de Freitas, do Ministro da Casa Civil Rui Costa. A consulta garantirá que vozes da comunidade sejam ouvidas e levadas em consideração no processo decisório e os participantes acessem os dados referentes à consulta diretamente no site do Ministério de Portos e Aeroportos.
Presidente da Frente Parlamentar de Portos e Aeroportos (FPPA), Paulo Alexandre discursou durante o evento e destacou que os embates políticos anularam por anos a execução da obra. “Essa obra demorou 100 anos para acontecer e muito disso se deve pelas divergências políticas, embates que foram travados. Até bem pouco tempo, o Governo Federal defendia um projeto, o estadual defendia outro e o que aconteceu é que a população ficou sem conexão. Eu diria que antes de fazer essa obra que vai conectar duas cidades, nossa principal vitória foi conectar os governos, que conscientes de sua responsabilidade trabalharam em conjunto. O Brasil precisa de menos disputa política e mais emprego e realizações’, enfatiza o deputado que foi peça fundamental para união dos governos e início das tratativas para construção do túnel.
Também participaram da audiência outros políticos da Baixada Santista. Os deputados federais Alexandre da Cunha, Alberto Mourão e Rosana Valle; os prefeitos de Guarujá, São Vicente e Santos, Valter Suman, Kayo Amado e Rogério Santos, respectivamente.
Na visão de Paulo Alexandre, os milhares de trabalhadores da região serão os grandes beneficiados com a obra do túnel submerso. “Ao contrário do que se pensa, 95% de quem faz a travessia o faz para trabalhar. São pais, mães que saem todos os dias cedo de casa para exercer suas atividades”, esclarece o parlamentar. Segundo dados levantados pela Autoridade Portuária Porto de Santos, 80 mil pessoas cruzam o canal todos os dias, utilizando diferentes modais.
Investimentos no Porto
O Plano de investimento do Complexo do Porto, 2024 a 2028, vai custar aproximadamente R$10,64 bilhões. A divisão será feita da seguinte maneira: R$ 6 bilhões virão do governo federal, R$ 3,6 bilhões do governo de São Paulo e R$ 1 bilhão da iniciativa privada.
Segundo o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa, esse é maior volume de investimentos planejado para Santos, sendo uma demonstração clara de que o atual governo prioriza o setor de portos. “No último ciclo (2019 a 2023), o governo federal destinou apenas R$ 71,78 milhões.”, compara o ministro.
A ligação seca, tão sonhada pela população da Baixada Santista, permitirá a otimização de tempo na vida dos moradores, diminuindo a média que em dias de tráfego intenso ou de intempéries da natureza pode ultrapassar 1 hora para fazer a travessia de balsa, reduzirá a menos de 5 minutos.
O Túnel Santos-Guarujá é a maior obra de infraestrutura do PAC 2024, vai gerar 8 mil empregos e impactar diretamente 2 milhões de habitantes. Além das pistas para carros e caminhões, o túnel terá uma via exclusiva para o VLT, via para pedestres e ciclovia.
O Presidente da Frente Parlamentar de Portos e Aeroportos, o deputado Paulo Alexandre Barbosa (PSDB-SP), reflete que a concretização da obra impactará economicamente o país inteiro, visto que o Porto de Santos é responsável por 30% das trocas comerciais
brasileiras, concentrando 26,5% do comércio internacional brasileiro e cerca de 60% dos embarques e desembarques internacionais do estado de São Paulo.
Dados complementares
▪ A obra vai revolucionar a infraestrutura de transporte, visto que será o primeiro túnel imerso da América Latina. Terá aproximadamente 860 metros, dos quais 761 serão imersos, embaixo do canal do Porto de Santos;
▪ O Complexo Portuário de Santos se destaca como principal na movimentação de grão de soja, milho e farelo de soja, destinados ao mercado internacional, em razão de diversos fatores, entre eles a presença de grandes players nacionais e globais do setor. Derivados de petróleo, GLP, etanol, fertilizantes, celulose e veículos também se destacam na movimentação do Porto;
▪ Os benefícios econômicos das obras do complexo do Porto são intangíveis. Um porto mais eficiente e uma infraestrutura de transporte melhorada não apenas impulsionarão o comércio e a indústria, mas também atrairão investimentos, gerando empregos e
estimulando o crescimento econômico.