Pular para o conteúdo principal
Notícia • 03/05/2023

Paulo Alexandre Barbosa toma posse da Comissão de Controle das Atividades de Inteligência, que solicitou quebra de sigilo de relatórios sobre os atos golpistas

Subtitulo
A comissão tem o poder de fiscalizar as ações dos órgãos de inteligência do Brasil. O deputado foi eleito presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (Credn) em março, e consequentemente acumulou a presidência da Comissão de Controle das Atividades de Inteligência

O deputado federal Paulo Alexandre Barbosa tomou posse da presidência da Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência (CCAI) nesta terça-feira (2), durante a reunião de instalação do colegiado, que existe desde 2013.

 

O encontro resultou na aprovação do requerimento que pede o fim do sigilo dos relatórios da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) sobre os atos golpistas do dia 8 de janeiro deste ano. “A comissão recebeu o relatório sigiloso feito pela Abin, que descreve as ações que foram adotadas pós 8 de janeiro, e aprovamos esse requerimento por entendermos que as informações constadas nesse relatório são fundamentais e estratégicas para o País”, informou Paulo Alexandre.

 

Também foi aprovada a presença do ministro Rui Costa na próxima cessão da comissão, marcada para o dia 17 de maio. “Oportunidade para serem explicadas as ações adotadas pelo Governo nessa mudança da Abin para a estrutura da Casa Civil e também os atos relacionados ao dia 8 de janeiro”, explicou o presidente da CCAI.

 

A Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência tem a função de fiscalizar as ações dos 49 órgãos integrantes do Sistema Brasileiro de Inteligência (SISBIN), como a Abin e o Gabinete de Segurança Institucional (GSI). O colegiado pode ser formado por até 12 pessoas: seis senadores e seis deputados.

 

Atualmente, compõem o grupo o senador Renan Calheiros, que também é vice-presidente da CCAI, tendo tomado posse também nesta terça; senadores Ciro Nogueira, Eduardo Braga e Esperidião Amin, e os deputados Aguinaldo Ribeiro, Eduardo Bolsonaro, Carlos Zarattini e Delegado Ramagem.

 

O deputado Paulo Alexandre foi eleito por unanimidade, em 15 de março deste ano, como presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (Credn), que fiscaliza ações de órgãos como o Ministério das Relações Exteriores e o Exército Brasileiro, e consequentemente também assumiu a presidência da CCAI.