Cubatão será a única cidade do Estado de São Paulo com painel exclusivo na COP30
Cubatão será a única cidade do estado de São Paulo com um painel exclusivo na COP30, a Conferência Mundial do Clima que será realizada em novembro, em Belém (PA). O espaço próprio na programação oficial do evento é um feito inédito entre as cidades paulistas. O painel, marcado para o dia 15. “Nós temos um painel exclusivo da Prefeitura de Cubatão, falando sobre a recuperação socioambiental da Cidade e apontando o novo futuro que planejamos para Cubatão”, destacou a vice-prefeita Andrea Castro para a coluna. A apresentação será conduzida pelo prefeito César Nascimento (PSD) e contará com convidados de expressão nacional.
Além disso, Cubatão também participará de outro debate oficial, no dia 11, promovido pelo Conselho Internacional para Iniciativas Locais Ambientais (ICLEI), braço da Organização das Nações Unidas (ONU) que reúne governos locais comprometidos com o desenvolvimento sustentável. Nesse encontro, o Município abordará temas como biodiversidade, transição energética e mudanças climáticas. A Prefeitura de Cubatão integrará a delegação brasileira inserida na programação dos debates da Blue Zone (Zona Azul, de governos) na COP30. A vice-prefeita adiantou ainda que há tratativas para a inclusão de um terceiro painel, voltado aos governos locais e transição energética.
Objetivo 1
Andrea Castro afirma que a Cidade vai à COP com dois objetivos. O primeiro é levar Cubatão como uma vitrine para o mundo. “Fizemos a lição de casa, fomos pioneiros nessa questão da recuperação ambiental. É mostrar que quando se junta o poder público, a sociedade civil e as indústrias, é possível se fazer a mudança”, pontua a vice-prefeita.
Objetivo 2
Ela diz que a COP30 é a COP do financiamento e que a Prefeitura elaborou um portfólio de projetos para apresentar a possíveis investidores. “É sentar com eventuais parceiros e expor projetos que a gente tem e que são passíveis de investimento”, destaca Andrea.
Intercâmbio
O prefeito de Santos, Rogério Santos (Republicanos) enviou à Câmara um projeto de lei para criar o Programa “Santos no Mundo”, sob a gestão da Secretaria de Educação. O objetivo é que estudantes das escolas públicas tenham cursos de língua estrangeira e experiências de intercâmbio internacional.
Funcionamento
O programa não seria obrigatório e também poderia ser feito por professores com licenciatura em Letras. A ideia é que o ensino seja híbrido, presencial e on-line. Já para a viagem, a Prefeitura faria convênios com instituições do exterior.
Exterior
O projeto fixa em R$ 1,5 mil a ajuda de custo, por mês de permanência em outro País, exclusivamente para custeio de despesas pessoais relacionadas à participação no programa. Há um limite: no máximo dez estudantes e dois professores. “O objetivo é promover a formação linguística, cultural e cidadã de estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental”, diz o prefeito.
Prazo de entrega
O deputado federal Paulo Alexandre Barbosa visitou, na sexta-feira (24), as obras do Parque Valongo, em Santos. Ele disse que a Fase 3 das obras será finalizada no primeiro semestre de 2026, quando o público já poderá utilizar o espaço.
Crescimento
A expectativa é de que a intervenção aumente em 50% a área de lazer do espaço, que contará com apresentações artísticas, culturais, além de contar com mais infraestrutura para sediar eventos diversos.
Garças
A presença crescente de garças nas proximidades do Canal 6 e do Mercado de Peixe da Ponta da Praia pode indicar e problemas na qualidade da água do canal, segundo o vereador Adriano Piemonte (União). “Trata-se de questão de envolvimento da saúde pública, vigilância ambiental e equilíbrio ecológico urbano”, afirma.
Providências
Piemonte enviou requerimento à Prefeitura questionando se há um levantamento sobre essas aves e se estudos ou providências estão em andamento para sanar eventuais irregularidades.