Tarcísio defende retomada de projeto para transformar Cubatão em Zona de Processamento de Exportação
O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), que ontem esteve em Santos, defendeu a retomada das discussões para que Cubatão se torne uma Zona de Processamento de Exportação (ZPE). Seria uma área de livre-comércio para produção de bens para exportação e de prestação de serviços vinculados ao envio dessas mercadorias ao exterior. Em suma, um polo industrial - como é o cubatense, mas este tem dificuldades para competir com produtores estrangeiros e fecha unidades. A ideia da ZPE local foi suscitada em 2023, mas esfriou.
Ao repórter Anderson Firmino, o governador listou que “a gente tem um local que é servido por rodovia, é servido por ferrovia, que vai receber muito investimento em infraestrutura”, como a futura terceira pista da Rodovia dos Imigrantes.
"Se a gente transforma em ZPE, a gente dá mais um passo” no reforço da atividade industrial. Freitas também disse ter determinado ao secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Jorge Lima, que se reúna com empresas do Polo para avaliar possíveis incentivos tributários ao setor pelo Estado.
Últimos ajustes
Em entrevista coletiva, Tarcísio de Freitas declarou que “estamos ultimando os preparativos” para a assinatura, neste mês ou no início de fevereiro, do contrato para as obras do túnel Santos-Guarujá. Ao falar nos moradores do Macuco, preocupados com a desapropriação de suas casas, deu indicações.
Para o Macuco
Uma delas, o plano para erguer 1.769 moradias em uma área de 30 mil metros quadrados (m²) no bairro, já denominado Santos AE. E a promessa de “atendimento habitacional customizado” a quem não quiser se mudar a apartamentos, com ajuda na busca de outra casa. “A turma do Macuco não precisa ficar preocupada”, expressou.
Vaticínio
O governador classificou o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), de 29 anos, de “menino ungido” e “fenômeno” pela iniciativa de caminhar entre Minas Gerais e Brasília pela prisão domiciliar para o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). “(A caminhada) Mostra um pouco de insatisfação da sociedade com a desfaçatez que a gente tá vendo (...). Muito pior que a crise fiscal é a crise moral. A crise moral vai arruinar as instituições”, considerou.
Mais uma vez
Depois, ao entregar moradias no Chico de Paula, Freitas repetiu o que fez em outubro, em Cubatão: elogios públicos ao deputado federal Paulo Alexandre Barbosa (PSDB).
Louvores
“Que privilégio, o da Baixada Santista, ter um deputado do naipe do Paulo Alexandre”, começou o governador. “Fiquei muito orgulhoso de poder trabalhar com você, poder estar acompanhando sua trajetória”. E mencionou “o privilégio de conhecer a pessoa mais importante. É a dona Maria Ignez”, mãe do tucano e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Santos.
Silêncio
Em 20 de outubro, Freitas revelara que convidou Barbosa, um "camisa dez", a se filiar ao Republicanos. Ontem, Barbosa nada disse.
Cobrança
E o vereador Sérgio Santana (PL) cobrou do governador que valorize a PM. A data-base é em março. Santana lembrou promessa de Freitas pela qual a polícia paulista teria salários mais altos, mas “não acredito que ainda dê tempo para cumprir esse compromisso histórico”.